-
Arquitetos: heri&salli
- Área: 8000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Paul Ott
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2017, o estúdio de arquitetura heri&salli/Viena venceu o concurso habitacional "Leben am Helmut-Zilk-Park" (Viver no Parque Helmut Zilk) em Viena. A proposta vencedora foi materializada no interessante e múltiplo projeto “Music Box am Arsenalsteg” juntamente com ÖSW/Österreichisches Siedlungswerk, Phalanx Agency for Culture and Urbanity e Carla Lo Landscape Architecture. O edifício foi concluído em 2021 e está em operação desde então.
O Music Box, localizado perto da principal estação ferroviária de Viena, oferece espaços para viver, trabalhar e relaxar. Viena, sendo um dos centros culturais da Europa, oferece uma ampla rede de espaços para as necessidades dos agentes criativos, especialmente para aqueles no campo da música. A interação de diferentes componentes e atores está gerando um foco vívido de criatividade, bem como impulsos estimulantes e formadores de identidade para todo o bairro “Sonnwendviertel”.
Uso heterogêneo. Com base na localização excepcional, no centro do novo bairro, o Music Box aproveita o potencial do próprio local, ao mesmo tempo em que se concentra nas necessidades regionais da cidade de Viena.
161 apartamentos (sem comissão, mobiliados e opcionalmente com serviços agendados individualmente) fornecem - com um período de reserva de 6 meses a 2 anos, em combinação com ofertas de saúde e bem-estar - um lar temporário perfeito.
Para além dos apartamentos, com espaços generosamente integrados e acessíveis a partir de todos os níveis, o primeiro pavimento, orientado para o público, oferece serviços, centro de informação e portaria, assim como uma cafetaria com jardim para visitantes e um laboratório de criação/espaço para eventos. Além deles, são oferecidas zonas parcialmente escalonadas, livres de consumo, com potencial de participação para teatros ao ar livre, cinema de verão, leituras ou concertos oferecem sinergias ao espaço aberto e formam uma transição fluida para o domínio público com as praças e áreas de estar circundantes. O subsolo insonorizado permite diversas utilizações: nomeadamente, salas de ensaio de várias dimensões e espaços de dança e movimento.
A arquitetura resulta em um amplo escopo de ações.